sexta-feira, junho 11, 2004

Dia 2 - Pádua e Veneza

7h30m da manhã e já estávamos a caminho de Veneza, a cerca de 300 Km Bergamo. Muito trânsito e alguns acidentes (não é só em Portugal), pelo que a viagem se tornou um pouquinho mais demorada.

Antes de Veneza parámos em Pádua para fazer um agradecimento a Santo António de Pádua que afinal (também) é nosso, a data de comemoração era já nos dias seguintes e o casamento tinha a benção deste!

Pádua é uma cidade plana em que toda a gente anda de bicicleta, homens, mulheres, novos e velhos...todos! É bonito de se ver, parece que estamos dentro de um filme. Passeamos pela rotunda de estátuas e visitámos a Catedral de Santo António. Aqui, como ia muito descapotável, fui obrigada a vestir algo que me tapasse os ombros, nada que eu já não estivesse à espera. Para que saibam, em igrejas nada de decotes, ombros à mostra, mini-saias ou calções, mesmo no caso dos homens!
Esta igreja é muito bonita, tem um claustro com uma árvore (que não me lembro o nome) enorme lindissíma.

Aqui está a rotunda com a igreja de S. António ao fundo

À hora de almoço estávamos em Veneza, la serenissima que na minha opinião muito pouco! Apanhámos um barco particular para a praça de São Marcos. Esta, que já foi apelidada da mais bonita Praça da Europa, deixa muito a desejar. À primeira vista é muito escura, apinhada de turistas e vendedores...mas depois de uma tarde de passeio pelos guetos (sim, foi aqui que nasceu o termo!) de Veneza e de ter os pés bem doridos, achei-a bem reconfortante e agradável...já com menos gente também. Na generalidade, tudo o que fica à volta dos canais, do Mar e do Grand Canal é lindo...tém aquela aura. Fora daí é tudo muito escuro, as ruas muto estreitas e as paredes muito sujas.


Gostei da Ponte dos Suspiros, sempre tive curiosidade de conhecer a ponte por onde passavam os condenados do tribunal para a prisão e que aqui suspiravam a olhar o canal pela última vez, daí o nome. A Basílica por fora é lindissima, por dentro não tive tempo de ver. Embrenhámo-nos pelos becos, ruas e ruelas em direcção à Ponte do Rialto, a mais bonita...talvez (é difícil comparar o que quer que seja em Veneza), atravessámos para o outro lado (big mistake) e andámos perdidos durante umas 2 horas.

Há dois pormenores importantes a reter quando passeamos por Veneza 1) só existem 3 pontes para atravessar o Grand Canal, logo quando atravessamos uma convêm saber onde será a próxima. 2) a distância mais curta entre dois locais não é propriamente uma linha recta...daí as duas horas! Aproveitei para fazer compras...uma máscara para a minha mãe e uns marcadores de livros, pintados à mão, com paisgens de Veneza para as amigas! Os vidros de Murano são lindos...devia ter comprado uns rebuçados ou uns peixinhos ou, ou...estão a ver porque não comprei!

O mais bonito em Veneza é o entardecer...tudo fica com uma luz, um brilho especial e claro a viagem pelo grand Canal que é de ficar sem palavras.

Tive pena de não ter encontrado o museu de arte moderna Peggy Gugenheim com quadros de Dali, Picasso entre outros, de não ter subido ao campanário de Gioto e de não ter andado de Gôndola...mas temos que ter motivos para lá voltar, não é?

Sem comentários: