segunda-feira, junho 28, 2004

Curiosidade #2: As artes

É comum ouvir que as 7 artes seriam a Música, a Pintura/Desenho, a Escultura, a Dança, a Literatura, o Teatro e o Cinema. Essa classificação é bastante simples e razoável, podendo até mesmo ser hierarquizada. É muito difícil saber qual seria a mais antiga forma de arte, no entanto podemos isolar algumas. Não poderia ser obviamente o Teatro ou a Literatura, pois este é uma expressão cultural que só viria a surgir numa civilização mais avançada. A Dança embora muito antiga, em geral depende necessariamente da Música, e estas últimas junto ás Artes Plásticas (Bidimensional e Tridimensional) formam sem dúvida os modos mais antigos do Ser Humano materializar suas emoções.

A Música parece recolher o concenso geral como a primeira das Artes, pois é a única que encontramos disponível no mundo animal ainda que seus executores não o produzam com um objetivo apenas emotivo. Essa expressão acompanhou a transição que deu origem ao Homo Sapiens, e a princípo tem sobre as artes visuais e tácteis, Desenho/Pintura e Escultura, a vantagem de não necessitar de nenhum outro instrumento que não o próprio corpo para ser executada. E como da Música para a Dança quase não há, por vezes separação, estas seriam as expressões mais antigas.

Porém como já vimos, desde tempos muito remotos encontramos a Arte Plástica Bidimensional, a pintura (pinturas rupestres), e posteriormente a Tridimensional, a Escultura.

Daí para frente todas as artes que surgiram dependem em algum grau das anteriores. A literatura obviamente depende do surgimento da escrita, sendo então em comparação com as anteriores, muito mais tardia (por volta de 4000 aC), ao passo que as anteriores, mesmo as plásticas, remontam a períodos mais antigos. Muitos dizem que o Teatro então seria uma forma posterior, por depender da Literatura. Que o Cinema seja a sétima é óbvio, ele surgiu em meados de 1900 dC.

Temos a partir daí, novas Artes. É comum ouvirmos que a fotografia seja a 8ªarte. O que suscita a discussão se não deveria ser a Sétima, pois a tecnologia necessária para o Cinema é basicamente fotográfica, no entanto a Fotografia teve um desenvolvimento artístico mais tardio que o Cinema.

Jamais deixaremos de criar novas formas de expressão artística, embora invariavelmente nos apoiemos nos modos mais antigos, surge então a BD como 9ª arte, os Videojogos como 10ª e a Computação gráfica (3D) na 11ª.

Para saber mais...

Sem comentários: