quinta-feira, novembro 26, 2009

(ah, e pelas viagens também )

Estou a meter a mão a 4 projectos (1 meu, 1 por convite, 1 por conhecimentos, 1 metade meu) e espero mesmo que nenhum fique pelo caminho. No meio de muitos artigos pesquisados, states of the art, objectivos, metodologias, orçamentos e millestones (que mais irão inventar para o ano?), levanto a cabeça por segundos e questiono... porque o faço? Nada disto é para mim enquanto não tiver um emprego. Se algum destes projectos tiver a sorte (grande, o euromilhões e o joker também) de ser aprovado vem algum orçamento para o laboratório para que se continue a fazer investigação. Se não vier orçamento, lá terá de se fazer o milagre da multiplicação e com uns pozinhos aqui e ali, continuar a fazer a investigação. Mas emprego... esse não há. E se não houver, não há pozinhos que cheguem.

Verdade que a área da ciência se desenvolveu muito nos últimos anos, mas quem efectivamente a faz continua na mesma cepa torta de há 10 anos. E não estou a ser exagerada... quem faz investigação em portugal são bolseiros (só o nome diz tudo... não somos cientistas, somos bolseiros) e as bolsas não são actualizadas desde essa altura. Aliado a este desvalorizar do poder de compra (ou de sobrevivência, chamem-lhe como quiserem) não existem subsídios de férias, nem de Natal (que tanto jeito dava), segurança social só sobre o salário mínimo e segurança, estabilidade ou prespectivas de futuro... bom, se até aqui não era uma anedota, chegados aqui isto é um show de stand up comedy.

O mercado de trabalho dos cientístas em portugal é a profissão de professor e até conseguir isso (estão a ver as probabilidades?) a solução é continuar de bolsa em bolsa ad eternum. Estou, ainda nem, a meio da minha bolsa de doutoramento e já estou a pensar no projecto que poderei apresentar para pós doutoramento (rídiculo, ou não) e nos entretanto vou pensando em projectos, para continuar a haver material de estudo, conhecimentos, know how, parcerias, equipamento... esperança.

Tirando de fora da equação o facto de ser aquilo que me realiza (na maior pate dos dias), é por isto que o faço!

3 comentários:

Filipa disse...

Olá.

Só queria dizer que te entendo perfeitamente. Também sou bolseira de doutoramento, e bem se vê que a probabilidade de isto melhorar, para nós bolseiros, é praticamente nula... mas tal como tu, gosto do que faço... e não me vejo a fazer uma coisa que não gosto, o que torna as coisas complicadas...

Bem, muita força e boa sorte para os teus projectos! Tudo de bom.

Beijinhos,
Filipa

li@ disse...

sempre ouvi dizer que gostar do que fazemos é o caminho, o resto virá com ele. obrigada Filipa e boa sorte também
li@

Nita disse...

Como eu te entendo...Como eu te entendo!

Boa Sorte **
Beijinhos