quinta-feira, setembro 24, 2009

eu não conseguiria dizer melhor

"Um dos maiores erros que se fazem é pensar que estudar serve primeiramente para aprendermos uma profissão e que um curso universitário só tem utilidade se vier a ser aplicado ao entrar no mercado de trabalho. Que grande equívoco. O estudo, um curso, servem também para isso, mas não só, servem principalmente para nos ensinar a pensar melhor, a aprender melhor, a desenvolver as nossas capacidades e raciocínio, a tornarmo-nos pessoas mais independentes e capazes de pensar pela nossa própria cabeça, dando-nos ferramentas para ultrapassar obstáculos e dificuldades, e para, principalmente, nos alargarem horizontes e expandirem limites. Não tivesse eu estudado os anos que estudei, e dificilmente teria capacidade de começar um doutoramento numa área da qual sabia aproximadamente zero. Mas isso não foi uma barreira, porque esses anos, mais do que disciplinas fundamentais, das quais não desmereço a importância, me ensinaram a não ver o desconhecido como impedimento e confiar na minha capacidade de aprender, e de saber como o fazer. Da mesma forma que o Erasmus não serve para ir fazer cadeiras, mas para crescermos enquanto pessoas num mundo que não se limita ao nosso bairro. Claro que só se pode saber isto com alguma distância, e tendo passado pela experiência, sendo absolutamente impossível explicá-lo a quem não o viveu, e que por isso nunca perceberá a dimensão da sua importância, desvalorizando-a com despeito. Se sou melhor que os meus pares por isso? Nunca foi o que esteve em causa. Se sou muito melhor do que seria sem essas experiências e se me fizeram crescer como pessoa? Sem dúvida. Porque saber mais é sempre melhor do que saber menos, com ou sem ofensa."

ps- para a semana começam as aulas.

ps para a Luna - ontem estive na manifestação de bolseiros e tu estavas comigo ;)!

1 comentário:

Era uma vez... disse...

Bem, concordo, concordo, concordo!

Olhei para o teu blog e pensei como é possivel encontra escrito, ainda que nao por ti (mas subscrito por ti), exactamente o que sinto? E mais, dar de caras com a tua escolha literaria, ao lado desse post, que ja me deixou boquiaberta, maravilhada com o poder de uma historia de um mundo em que entrei e hoje sou apaixonada por barcelona por causa do livro!

Olha tenho-te a dizer: OBRIGADA! Por me sentir bem ao percorrer o teu cantinho!

cumprimentos,

Nicia