terça-feira, maio 08, 2007

mind this gap... graduados abandonam Portugal

Todos os dias leio este blog, acho que foi uma excelente ideia dos autores que desta forma me mataram a curiosidade sobre o que leva as pessoas a sair do seu país e como é que elas vivem com isso. Quando penso nisso, vêem me à cabeça tantas perguntas.
Porque saem já todos nós sabemos, mas fica a dúvida... se cá existissem as mesmas condições, ainda assim partiriam? será mais do que necessidade de progressão, dinheiro, oportunidades? quanto da abertura de horizontes pessou nas suas decisões? e quando partem, pensam voltar? pensam ficar lá de vez? colocam metas? vão tristes e zangados ou euforicamente cientes das oportunidades? quando estão fora como vivem as saudades? Como vivem fora da nossa língua? é assim tão diferente de Portugal?
Coloco a hipótese de também partir, talvez num futuro bastante próximo, e confesso que não me agrada a ideia. Sei que vou ter imensas saudades da minha família e nem sei muito bem como vou conseguir conviver com a distância, com a diferença de linguas, de costumes... é que passar férias e conhecer outras culturas é muito giro, mas intrincar-me nelas é outra muito diferente. Talvez não esteja talhada para sair de portugal, talvez esteja demasiado acomodada, ou muito simplesmente seja apenas medo paralisante de não me conseguir adaptar, de fracassar... assim um medo parecido com o que tive quando fui dar aulas para Viseu (a uma escala mais pequena).
Acabou por revelar-se uma das melhores experiências que já tive, fez-me crescer tanto...
Por hora vou lendo, talvez me inspire... um dia a escrever!

4 comentários:

inha disse...

como te compreendo.
também eu tenho acompanhado o Mind this Gap e sempre a pensar "quando é que serei eu?"

quanto às tuas dúvidas de saudades e data de regresso, só te posso dizer que durante 6 meses em Paris as saudades foram muitas, mas o que aprendi, vi, absorvi foi tanto!
acho que ajudou ter uma data para voltar, para voltar para casa e voltar a ter o mar (que falta que me fez o mar!)

gostava de ficar por cá, mas acho que também gostava de poder estar 1/2 anos fora, a ver vamos.

DMNY disse...

ola, vim apresentar-me :) sou a autora do GAP. nao tenhas medo de sair de portugal, as saudades pesam, mas a recompensa e' enorme :)

li@ disse...

assim espero, no dia em que partir ;)

Palavras Sem Sentido disse...

É engraçado que me estou a deparar com esse dilema de momento.

Tenho uma proposta para ir dois ano para Itália trabalhar e não sei o que fazer.....

Só me resta pensar, pensar, pensar e decidir.