quinta-feira, março 17, 2005

igreja

Não tenho, ainda, uma opinião formada sobre religiões, a cima de tudo acredito em mim e quase sempre isso basta-me. Mas, de quando em vez, gosto de entrar numa igreja não porque pretenda encontrar um caminho na religião ou alguém que me ajude. Entro para me sentar e falar comigo própria e a verdade é que quase sempre encontro uma certa paz. Acho que numa igreja o tempo pára, o silêncio pode ser reconfortante e os meus piores pensamentos não vão encontrar qualquer recriminação. Ali permito-me pensar tudo, sem reservas, sem desculpas, sem explicações. Estranhamente (ou não!) sinto-me muito mais leve quando saio.
Claro que também entro em igrejas pela beleza arquitectónica e já foram tantas que perdi a conta. Adoro a igreja pequenina da minha freguesia e não esqueço a surpresa que foi entrar numa igreja atrás dos cânticos (que mais pareciam o canto de uma sereia) quando passeava no pontão à noite, em Benidorm, nem da emoção que foi o último casamento a que fui, em Bergamo.

Ps. sim , ontem entrei numa igreja... era bonita e eu fiquei mais leve!

Sem comentários: