Foram os gregos, provavelmente entre os anos 150 e 120 a.C., os primeiros a listar os monumentos erigidos até então pelas mãos do homem que se destacavam pela sua grandeza, sumptuosidade e magnitude. Chamaram o conjunto deles de "Ta hepta Thaemata", ou seja, "as sete coisas dignas de serem vistas" - as sete maravilhas do mundo.
Apesar da lista ser grega, apenas uma das obras se situava na Grécia: a Estátua de Zeus. Três outras encontravam-se na Ásia Menor - o Colosso de Rodhes, o Templo de Ártemis, em Éfeso, e o Mausoléu de Helicarnasso. Duas outras maravilhas - as Pirâmides de Gizé e o Farol de Alexandria - poderiam ser vistas no Egito. Finalmente, no actual Iraque, poder-se-ia contemplar os Jardins Suspensos, situados na Babilônia.
Com o passar do tempo, estas obras maravilhosas desapareceram das mais diversas maneiras. De algumas, restam ruínas. De outras, apenas história. No entanto, uma única maravilha resiste até hoje: as Pirâmides do Egito. Vale a pena conhecer um pouco de cada uma das 7 maravilhas e descobrir o por que são merecedoras de tanto destaque.
in confiraweb.com
serviço publico (em agosto)
Há 5 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário