quarta-feira, junho 30, 2010

mantra do dia

Final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba
Final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba
Final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba
Final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba
Final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba
Final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba
Final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba
Final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba
Final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba, final do ano em Cuba

o dia hoje foi coooooomprido e não correu muito bem. Muito trabalho, muito atraso. Dias cinzentos, chove o dia in-tei-ro. eu mereço!

terça-feira, junho 29, 2010

do mundial

Por aqui é uma loucura, tudo pára. Ontem andávamos no shoping, a comprar o meu novo equipamento para malhar, quando as lojas começam a fechar. Eram 3 da tarde, faltava meia-hora para o jogo, e começou tudo a fechar... correios, bancos, lojas, faculdade. Resumindo e concluindo, cada vez que o Brasil joga o meu trabalho pára. Hoje, 3 e meia da tarde começa o nosso duelo ibérico e eu decidi fechar também (se eles podem eu também posso)! Estou em casa em pulgas para ver o jogo, a pedir a todos os santinhos (em especial para o São Pedro - que já agora podia trazer melhor tempo, já que por aqui só chove) para deixar que Portugal continue para os quartos de final. É que eu gosto da festa, até aceito ficar sem trabalhar nesse dia, mas ter de o fazer com Portugal fora da copa é puxar de mais pela paciência desta Portuguesa em terras bahianas.

ai bolas, vou terminar o post que a globo está a começar a passar imagens. ai que nervos!

que bem lembrado google


" Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

Antoine de Saint-Exupéry

sábado, junho 26, 2010

Bolo de tapioca


(batixa, este tu também podes ;))


400 gr de tapioca (subproduto da mandioca)

1 côco ralado

1 L de leite

8 colheres de açúcar

1 pitada de sal


Misturar todos os ingredientes, deixando a tapioca absorver o leite, e deixar no frigorífico por 3 horas. Desenformar (ou não), preparar um caldo de leite condensado com côco ralado e colocar por cima do bolo, a gosto.

Bolo de aipim

(batixa, este tu podes ;))

1 côco ralado
1 kg de aipim (mandioca) ralado
2 colheres de manteiga
3/4 chávenas de chá de açúcar
3 ovos
1 pacote de leite de côco (200ml)
1 pitada de sal

Misturar todos os ingredientes, colocar em forma untada. Coloca no no forno a 200º graus até dourar, aproximadamente 40 minutos.

Cachoeira

Primeira capital do Brasil, reduto da independência do Brasil. Muita festa, muito forró, muito descanso, muita chuva e quase nenhuma foto. Fica a do cabeçalho, tipo cartão postal, e a barriguinha cheia de docinhos das festas juninas.

quarta-feira, junho 23, 2010

sobre a morte de saramago

(com delay, eu sei)

Assim que abri as notícias de Portugal e vi a perda, senti-me sozinha. Sem ninguém com quem partilhar, desta vez, uma tristeza. Mas depressa me apercebi do erro, quando passado pouco tempo, alguém gritava na sala dos alunos "gente, Saramago morreu" e todos correram para o computador incrédulos. Eu própria fiquei inicialmente incrédula, depois senti-me apenas estúpida.

Mas mais incrédula fico com a atitude do "nosso" Presidente... bom, na verdade nem tanto. Isto só vem provar o que já há muito intuo (já nem desconfio).

terça-feira, junho 22, 2010

2 semanas fora e (a)parece um forró

já fiz quase tudo, mas não tenho nada. As malvadas das colónias viraram azuis... confirmando-se a minha teoria. As primeiras experiências de um protocolo nunca funcionam comigo. Agora é começar tudo de novo. Mas só para a semana que por aqui celebra-se o São João e pára tudo. Toda a gente viaja para o interior onde são as melhores festas juninas, para dançar o forró, comer amendoim, milho assado, bolinhos de batata doce e beber muito licôr. E eu também sou gente, por isso, também viajo para o interior (Cachoeira), para aprender a dançar forró (do decente, ok!) e comer dessas iguarias, já que por cá não se apanham sardinhas assadas, com muita pena minha.

segunda-feira, junho 21, 2010

sou a única a torcer por Portugal III

... c'um caneco, e agora com quem é que eu festejo os 7 golos da selecção na copa. Ninguém para abraçar, ninguém com quem gritar golo, ninguém com quem pular de alegria. Eu a explodir por dentro e o à volta o silêncio dos brasileiros, contentes mas ao mesmo tempo a fazerem contas à vida. Isto de festejar sozinha é uma treta. caporra.

sexta-feira, junho 18, 2010

at the lab

É sempre assim, a primeira vez de qualquer protocolo nunca funciona muito bem. Desta vez não foi excepção. Mas hoje, pela segunda vez, as colónias de bactérias fizeram-me a vontade e cresceram lindas, brancas e azuis. Gosto muito das brancas ;).
ps- sim, estou sem luvas, mas só porque a delicadeza o impunha.

quinta-feira, junho 17, 2010

Canjica ou mugunzá


(a imagem não é das melhores, mas isso é porque a canjica desapareceu num instante)
Colocar 500gr de canjica (espécie de milho branco) de molho de um dia para o outro. Levar ao lume a canjica com água, até que amoleça bem . Quando já tiver absorvido toda a água, juntar 1 litro de leite e um pacote de leite condensado. Deixar cozer até o leite adquirir uma consistência de creme (como se faz com o arroz doce). Pode ser necessário colocar mais leite ou leite condensado, dependendo do gosto. Pode também misturar-se amendoim torrado moído ou côco ralado. Servir polvilhado de canela.
Adoro esses mingaús!


havaianas e vernizes

Num país em que o ordenado minímo ronda os 200 euros como é que se compra roupa, electrodomésticos, móveis a preços superiores aos de Portugal, eu não consigo compreender. Algo está muito errado, em algum lugar. E eu não consigo comprar nada. Quer dizer, quase nada. Desforrei-me nos vernizes (esmalte no Brasil), fartei-me dos degradés da Risqué e apaixonei-me pela colorama. Havaianas e vernizes é o que se pode comprar.

quarta-feira, junho 16, 2010

"A viagem pode ser uma das formas mais satisfatórias de introspecção."

Lawrence Durrell

Porque há sítios a que só podemos ir quando não estamos em nós, no nosso conforto, na nossa rotina. Nessas alturas quebram-se muros, caem barreiras, descobrem-se forças e também fraquezas. Não há artifícios, nem esconderijos, nem ombros amigos para nos consolarem e somos obrigados a olhar, mesmo quando gostaríamos de cerrar os olhos e ignorar.

terça-feira, junho 15, 2010

sou a única a torcer por Portugal II

... mas pelo menos não oiço as críticas dos treinadores de bancada tugas.

Porque ao contrário da maioria dos Portugueses, os Brasileiros são gente que percebe de futebol, torceu por Portugal e até achou que jogaram bem. É muito irritante ver que somos os primeiros e os piores críticos do nosso trabalho, somos todos uns belos treinadores de bancada, que na maioria nunca fez desporto nem entrou em competições para sequer as conseguir compreender.
É triste perceber que essa atitude é bem típica do povo Português e é bem capaz de explicar o nosso desaire por tudo o que é campos em que estejamos a jogar*. Se perdemos somos umas bestas, se empatamos somos umas bestas, se ganhamos ou tivemos sorte ou deixa vir o próximo para nos estatelarmos. Livra, se eu tivesse esta atitude na minha vida bem me podia reformar.

*como é óbvio não estou só a falar de futebol.

segunda-feira, junho 14, 2010

churrasco, churrasquinho


Desta vez eu venho com o objectivo de aprender a cozinhar comidinhas brasileiras, por isso, e para não me esquecer, vão ficando por aqui as receitas que for aprendendo.

Este fim de semana houve churrasco em Salvador e churrasco é churrasco, não tem nada que saber (desde que se saiba fazer fogo)... que acompanha com arroz (tudo é acompanhado com arroz aqui na bahia), Aipim (mandioca) cozido, vinagreta e farofa. Ficou a faltar o meu acompanhamento preferido, feijão tropeiro, mas há-de ficar para uma próxima.


Vinagreta:

Picar miudinho 3 tomates, 1/2 pimento (pimentão no Brasil) vermelho, 1/2 pimento verde, 1 cebola e temperar com sal e lima (limão no Brasil) a gosto.


Farofa:

Refogar 1/2 cebola em manteiga, depois juntar a farinha de mandioca até ficar soltinho. (podem-se juntar outras coisas, como pedacinhos de carne).


quarta-feira, junho 09, 2010

this is not happening

O meu orientador magoou-se no pé/perna e vai estar, pelo menos, 4 semanas sem andar...

no comments.


e por via das dúvidas, guardem alguma distância de mim, estou a dar azar.

wherever you go, go with all your heart

cheguei, depois de 8 horas a sobrevoar o atlântico para o outro lado do globo. A sensação que tenho é "eu nem acredito que já estou aqui, outra vez" num misto de que bom/oh não. As coisas não mudaram muito, o lab está renovado... mas feira de Santana continua igual... o que quer dizer que o que eu achava de mau nessa cidade, infelizmente não é temporário. E essa é a parte oh não da história. A parte que bom vem dos amigos revisitados de quem tinha saudades e do trabalho que, à partida, parece animador e desafiante. Agora quero esquecer as saudades, focar-me apenas nas coisas boas e acima de tudo aproveitar.

sexta-feira, junho 04, 2010

fecho a porta

e já tenho as saudades a subir pela ombreira. eu nem penso, para não sentir.

do realismo (ou falta dele)

sim, estou a falar do SATC 2.

O realismo foi o movimento literário que menos gostei. E justificava-o à minha professora de Português (e à minha mãe), que me obrigava a ler Eça de Queirós, que para realidade já me bastava a vida. Pra ler, ouvir e ver... eu quero o sonho, o impossível, o exagero. Porque se aquelas meninas vestissem Zara e que tais, não usassem saltos altos (lindíssimos), não tivessem aventuras fantásticas iam-nos fazer suspirar pelo quê?

abuso, abuso é alguém com uma copa daquela tamanho não usar soutien, isso sim.. é abuso!

SATC 2

Há quem diga que não se devia ter feito a sequela. Não poderia estar mais em desacordo. O filme está hilariante, muito divertido, com as 4 amigas a voltar a si mesmas. Há muito que não me lembro de rir tanto num filme. Só faltou uma coisa para ser perfeito, mas paciência... é a vida a correr à nossa frente. Quer dizer, mais do que uma... faltou o vestido vermelho da Charlotte, o laranja e os dois rosa pastilha elástica da Carrie no meu guarda roupa, perdão, closet!

quarta-feira, junho 02, 2010

falta uma semana

Daqui a uma semana já estarei do outro lado do atlântico, para aprender mais umas técnicas laboratoriais, análises de dados e estatística, enriquecer o meu idioma (tanta palavra nova que eu aprendi lá) e também o meu palato (principalmente nas frutas, todos os dias conhecia uma nova). Desta vez parece que só o vulcão me poderá desviar do caminho e mesmo esse parece que já não vai a tempo. Por via das dúvidas é melhor começar a fazer as malas. ;)