quinta-feira, novembro 27, 2008

pause... please.

Estou tão cansada. muito. Começo a sentir as olheiras a crescerem-me por dentro. Falta pouco mais de uma semana de trabalho e apesar de conseguir ver o fim do túnel da parte de laboratório, também começo a ver a entrada de um ainda maior para a análise dos dados recolhidos. Tudo me parece gigantesco, os livros e artigos para ler, os programas para utilizar, os manuais para ler (vou começar a adorar manuais de instruções, quem diria??!)...ai... eu quero a minha mãe ;)!!

quarta-feira, novembro 19, 2008

das diferenças - Como o clima pode fazer um povo

Estava capaz de me habituar a um país assim, em que é verão o ano inteiro. Depois de viver por cá consigio perceber melhor as implicações que o clima tem na vida das pessoas. A "malhação" é só um dos exemplos. Num país em que é verão quase o tempo todo e o tempo todo se anda quase descascado, como não ter a cultura de ter um corpo malhado? Não dá para fugir a isso. Depois tem a calma e tranquilidade que os dias solarengos trazem, que nós europeus sentimos nos dias de sol e que por cá está já enraizado na personalidade das pessoas. A alegria mesmo nas dificuldades, porque com sol a vida parece mais fácil (digam lá que nunca sentiram isso). Só há uma questão que eu não consigo perceber neste país, a violência. É demais. Consigo perceber olhando para os ordenados baixissimos (para quem está noi superior nem por isso) e para as coisas que são caríssimas (menos a comida), mas isso é outra história.
Tirando a violência, que em qualquer parte do brasil se torna impossível de fugir a esse clima de medo, e seria um paraíso.

claro e tinha de haver castanhas assadas e jerupiga!

sexta-feira, novembro 14, 2008

Minha querida avó

como dizer adeus de tão longe? não sei, sei apenas que não quero dizer adeus. Prefiro guardar a tua cara muito sorridente e feliz na última despedida, é essa imagem que me enche o coração e não me deixa ficar triste, apesar da distância. é essa imagem que guardarei para sempre comigo e que não me deixa dizer adeus, porque para mim é como se ainda aqui estivesses ao pé de mim, e sei que estás, agora finalmente em paz. Amo-te muito.



segunda-feira, novembro 10, 2008

quarta-feira, novembro 05, 2008

toca e foge

muita coisa para contar. Infelizmente, aqui em casa o teclado não ajuda, é muito diferente e com metade das teclas apagadas (um quebra cabeças), além disso está a começar a novela a Favorita e ainda tenho a caras Brasil para ler. noites muito ocupadas como se vê. Até amanhã.

das difereças- a língua


Apesar de ser português, é um pouco diferente. Principalmente na sintaxe das frases e na foética das vogais, e nem tanto nas palavras em si, embora existam muitas palavras diferentes. Ao princípio tentei abrasileirar o meu Português, mas logo desisti. Os brasileiros são curiosos com a nossa lingua e acham que falamos a cantar. Tenho de falar mais pausadamente para eles me entenderem, e o mesmo lhes peço a eles. Ainda assim, ainda há quem pense que as novelas brasileiras em portugal são legendadas (sic).



Numa iniciativa de um aluno que estuda línguas cá na faculdade, fui a uma escola do entro da cidade falar com alunos do 8ºano. A ideia era falar de Portugal, dos portugueses, do que os portugueses pensam dos brasileiros,do Brasil e vice-versa, ao mesmo tempo que falava em Português de portugal. A curiosidade deles era imensa e uma conversa que era para durar meia hora chegou perto das duas, variando entre educação, escola, religião, modos de vida, novelas, preconceitos, cultura, ronaldo e figo. Ficaram tão entusiasmados que ainda houve foto de grupo e sessão de autografos (tal qual uma popstar).
A lição final não tinha nada a ver com Portugal, ou o Português ou o brasileiro, queríamos fazê-los pensar no mundo de oportunidades, aguça-lhes a curiosidade.
Assim foi com eles que se despediram de mim cheios de sorrisos esperançosos, e foi comigo que de lá saí com o coração cheio, por dar tão pouco e receber tanto.
Tal como dizia o professor, será uma experiência que nunca esquecerei.

segunda-feira, novembro 03, 2008

Salvador


[vista do Elevador a cidade baixa com o mercado modelo, onde se negociavam os escravos convertido agora em mercado de artesanato, e o forte que servia de prisão, Salvador, Bahia. Nov.08]



[Pelourinho, Salvador, Bahia. Nov.08]

[Pelourinho, Salvador, Bahia. Nov.08]



[Arte de rua, Salvador, Bahia. Nov.08]





[Pelourinho, Salvador, Bahia. Nov.08]



[Pôr do sol, Salvador, Bahia. Nov.08]