segunda-feira, setembro 29, 2008

de partida # 2

Ainda não fiz as malas. Como é que eu coloco a minha vida diária em 2 malas e 20 Kilos?
Bom, não sei... talvez por isso ainda não tenha separado nada para levar. Listas tenho já umas quantas. Lista do lab, Lista de documentos, lista da farmácia, lista de telefones, lista de coisas de casa (ultrasons, protector solar, carregadores,...). Recuso-me a fazer uma lista de roupas e acessórios, basicamente tudo o que couber, vai! O que não couber compro lá, deve ser mais barato e sempre renovo o guarda roupa. O pc está atafulhado de música, filmes, séries, fotos e documentos de trabalho (outra lista). Livros pesam tanto, mas já tenho "ontem não te vi em Babilónia" do António Lobo Antunes escolhido. Apetece-me ler Lobo Antunes, não sei vou gostar, mas gosto tanto das crónicas dele que acho mesmo um atentado ainda não ter lido nada dele (isso e ter deixado o Ensaio sobre a cegueira a meio, mais outro que me acompanha para o Brasil).
resumindo, a vida pesa, a mala do sport billy dava jeito... enfiava lá a minha cama, o sofá, a casa inteira e o meu gato e era uma rapariga (feliz) completa. No brasil.

segunda-feira, setembro 22, 2008

de partida # 1

Não consigo parar de comprar sapatos de verão. Uma parvoíce. Ainda ontem, umas sandálias vermelhas lindas, lindas como eu gostava de ter encontrado no verão e não encontrei. Uma parvoíce. Bem sei que no Brasil devo encontrar sandálias melhores e mais baratas e que devo trazer umas quantas havianas (ainda estou para perceber porque se dizem havianas e não cariocas ou outra coisa mais brasileira) a contar comigo e com as 342 amigas que já me pediram umas de lembrança. Mas a verdade é que quero levar tudo o que preciso (ou acho que preciso), sei lá eu se vou encontar umas sandálias que eu goste e onde?
Acho que este episódio diz muito sobre mim. O desconhecido deixa-me sempre de pé atrás (pé, sandália... até tem piada), quero ir... mas sempre prevenida, como se o imprevisto viesse com uma check list. Uma parvoíce.

sexta-feira, setembro 19, 2008

leituras

vai na 4ª edição em Portugal (pelo menos), é recomendado pela Oprah book club, mas não foi por isso que o escolhi. O título "Comer, orar, amar" não é muito chamativo, foi o subtítulo que me prendeu. "As aventuras de uma mulher à procura de tudo em Itália, na Índia e na Indonésia", aqui está um título que me serve. Primeiro porque estou numa fase um pouco mais espiritual e, também eu, ando à procura de muita coisa (embora não saiba muito bem do quê, mas acho que para começar, até pode ser tudo). Depois porque tamém eu estou de viagem. Acresce que vou de viagem sozinha, o que só por si é um desafio ao escrutínio possível do meu ser, qualquer ajuda é bem vinda.
Não vou contar nada do livro, apenas que a história é autobiográfica e deliciosa. A escrita ainda mais, tem muito a ver com a forma como eu penso. Mesmo no meio do pior pesadelo, há sempre uma piada para atenuar o tormento. Ás vezes admiro-me com a facilidade com que faço uma piada com as minhas tristezas, e assim é a autora. Por isso, dou por mim a ler o livro, como se estivesse a ter uma longa conversa com uma amiga. Indecisa entre a pressa em conhecer estas aventuras e a vontade de fazer perlongar este exercício de leitura. Gostava de o levar para o Brasil, mas receio terminá-lo muito antes de partir. Está a ser muito, muito bom. Já tinha saudades de ter tanto prazer a ler.


quarta-feira, setembro 17, 2008

acho que me esqueci de dizer uma coisa importante

vou estar 2 meses e meio no estado da Baía, Brasil a fazer um estágio. Parto dentro de 21 dias, mais coisa menos coisa! se alguém me quiser visitar... tudo jóia!!
;)

sexta-feira, setembro 12, 2008

10 dias na Grécia

(1 mês depois)


ellas
[ellas, Agosto.2008]

salada grega
[salada grega em Psiri. Agosto.2008]

psiri
[restaurante em psiri, Agosto.2008]

parthénon
[parthenon, Agosto.2008]

Atenas ao lusco-fusco
[Atenas ao lusco fusco, Agosto.2008]


Templo de Zeus
[templo de Zeus, Agosto.2008]

render da guarda
[render da guarda no parlamento, Agosto.2008]

DSC01795
[Afrodite e Eros, Museu Nacional de Arqueologia, Agosto.2008]

DSC01780
[Afrodite, Museu Nacional de Arqueologia, Agosto.2008]

DSC01691
[mercado de Atenas, Agosto.2008]

DSC02017
[ilha de poros, Agosto.2008]

DSC02046
[ilha de hydra, Agosto.2008]

quinta-feira, setembro 11, 2008

operação Brasil - conhecer pessoas I

Agora qualquer brasileiro é um país para conhecer. Como vou sozinha para o Brasil e vou ter de falar muito com eles, mais vale começar já. Ontem, enquanto umas simpáticas brasileiras me perguntavam pelo Onibus (é melhor começar já a entrar no tratado) para o marquês de Pombal, fiz conversa perguntei de onde eram, o que faziam cá, desbronquei-me e disse que ia para Salvador durante 2 meses e meio. Responderam com o maior sorriso do mundo, e eu juro que senti calor... mesmo sendo já noite.
- noooossa, que delííícia!!
Se todos forem assim, eu venho de lá mel!! (ou então não venho ;))

deste verão que não acaba mais

(a despropósito do tempo que faz hoje)

Este é, até agora, o maior verão da minha vida. Começou em Junho e só vai acabar lá para o Natal. Sabe bem, mas enquanto não parto de vez para o Brasil, troca-me as voltas todas. Enquanto a maioria das pessoas já só pensa na nova colecção, e nos sapatos e botas que já pairam por todas as montras, eu entro na loja sofrega pelos saldos, blusas de manga cava, vestidinhos, sandálias, calções. Enquanto toda a gente decide fechar o verão e despedir-se da praia, eu continuo a querer ir todos os fins de semana para a praia e fazer programas de férias. Enquanto toda a gente faz planos e objectivos para o início do trabalho, eu faço planos para acabar o meu. Até Agosto foi atípico, tirando a viagem a Atenas, foi passado a trabalhar como eu nunca trabalhei em Agosto, que por perguiça, por solidão ou por cansaço era sempre um mês a meio gás. Para mim Agosto foi um Maio. Por esta ordem, Setembro um Junho e quando voltar estarei novamente em Setembro... é uma espécie de jet lag, mas do bom ;).

quarta-feira, setembro 10, 2008

obá!!!!

dia de praia
Meco, Setembro 2008
Pequeno pirata, dia de praia... delícia
;)

operação Brasil - os preparativos I

Depois da febre amarela, dengue, malária, hepatite, mosquitos e restantes bichos... o doutor diz que só tenho de me preocupar com os assaltos! Na mala levar uma pequena farmácia (Imodium, profilaxia para a Malária, antipirético, antibiótico (largo espectro), analgésico, repelente de insectos, Fenistil, pensos e compressas), nunca beber água sem ser engarrafada, não beber bebidas com gelo, fruta só se for eu a descascar, bebidas sempre do copo ou com palhinha.

Contra a febre amarela estou vacinada, quanto ao resto vamos à sorte, assaltos incluídos.

quinta-feira, setembro 04, 2008

to do list untill... end september

@ home

  • arranjar/comprar bateria do portátil [done]
  • instalar o skype [done] e comprar o necessário para a utilização
  • fazer cartão de crédito [done]
  • arranjar/ comprar telemóvel [done]
  • Fazer os videos das férias
  • Fazer um esquema para selecionar e revelar as 500 mil fotos desde 2004
  • contratar empregada

@ work/ doutoramento

  • terminar a 4ª fase do estudo molecular [done]
  • marcar a viagem [done]
  • comprar o guia do Brasil [done]
  • marcar a estadia [tratado]
  • solicitação FCT [done]
  • pedir modelo de s. social para estrangeiro [done]
@me
  • perder 1Kg [done]
  • consulta de oftalmologia [done]
  • consulta do viajante [done]
  • consulta nutricionismo[done]
  • acabar tratamento derma
  • fazer ginásio 2x/semana (3/8)
  • cortar o cabelo [done]

quarta-feira, setembro 03, 2008

7 kg to go

Depois de um ano a ter uma alimentação mais regrada, mas com algumas (muitas) infracções, a perda de peso ficou-se por umas míseras 3 kilogramas. Para ajudar à festa o colesterol acusou (??), coisa que me deixou muito triste já que " colesterol abaixo do normal" era a minha bandeira. Assim sendo, arranjei também um aliado, o nutricionista. Não sei se é bom se é mau, mas pelo menos não é drástico, o que comigo não iria funcionar. Portanto, e para não me esquecer fica aqui escarrapachado:

Peq. almoço
leite e cereais

Meio da manhã
yogurte e bolachas ou
fruta e bolachas

Almoço
sopa e/ou peixe, carne ou ovo (1 porção do tamanho da palma da mão) + arroz, massa ou batata ( 2 colheres de sopa ou 2 batatinhas) + metada do prato de vegetais ou salada
nem fruta, nem pão

2 merendas durante a tarde
fruta e bolachas ou
yogurte e bolachas ou
leite e meia torrada

Jantar
sopa e/ou saladas leves (queijo fresco, salmão fumado, frango desfiado...)
1 fatia de pão
fruta

ceia
copo de leite

Em relação ao que eu já fazia antes a diferença não é muita - Comer menos, mas mais vezes; Esquecer os doces, refrigerantes, molhos e charcutaria; Diminuir carnes gordas, sumos e néctares; Beber mais água e continuar com o exercício físico. Parece pouco, mas fazer isto de forma continuada não é fácil e talvez leve as 7 kg para longe de mim. Eu vou dando notícias no counter.